quinta-feira, 2 de julho de 2009

Empate tecnico?

Nokia é empresa mais "verde", segundo Greenpeace

A cada três meses, o Greenpeace publica seu guia para eletrônicos mais verdes, o Guide to Greener Gadgets, mostrando quais empresas de tecnologia levaram adiante suas promessas para um futuro sustentável e quais não mantiveram sua palavra. Na última edição, publicada nesta quarta-feira, a Nokia, mais uma vez, é a empresa mais verde.

(...)

Esse guia teve início em 2006, e desde então coloca em um ranking 17 empresas do ramo de informática, TV, celulares e consoles de vídeo game. E, desde o primeiro ano, a Nintendo figura em último lugar por não ter eliminado completamente o PVC de seus consoles e não ter programada uma data específica para isso.

A Nokia há quatro edições ocupa a primeira posição por estar sempre na busca da eliminação de produtos nocivos ao meio ambiente em seus aparelhos e por se preocupar com os seus itens descartados pelos consumidores ao criar um programa para recolher celulares usados. Empresas como a Sony despencaram mais de cinco posições por não cumprirem com sua palavra na eliminação de produtos químicos.

O Guide to Greener Gadgets pode ser acessado pelo atalho http://tinyurl.com/b4hpj.

Neste link você tem acesso a matéria completa do Portal Terra.

Cortei m pouco da matéria, por que o foco que me interessa aqui é novamente a Nokia. Então quer dizer que empresa é a que mais se preocupa com o meio ambiente e que tem mais políticas verdes, segundo o Greepace. Mas conforme escrevi num post anterior a empresa colabora abertamente com o monitoramento de conversas eletronicas no Irã e é também grande responsável pela Lei Nokia. Agora fica a dúvida, a empresa que se preocupa com o meio ambiente é também aquela que se preocupa em reduzir a liberdade de funcionários etc. Esquizofrenia? Preocupação sincera com o meio ambiente ou aproveitando que a moda agora é o meio ambiente? O que vale mais, deixar de comprar um celular da Nokia por conta da politica de vigilância ou comprar por que a empresa se preocupa com o meio ambiente?
São muitas dúvidas que só poderiam existir numa sociedade bagunçada como a nossa.

Nenhum comentário: