Hoje o Walkmen está fazendo 30 anos. Muitos sites estão falando sobre o ocorrido, contando as histórias em torno da criação do equipamento e como praticamente sua morte foi
decretada com o surgimento dos discmans e principalmente Ipod's. Que o Walkmen foi revolucionário isso e inegável, ele trouxe mobilidade para as pessoas ouvirem música em qualquer lugar, sendo considerado o pai do Ipod. Uma revolução semelhante a das vitrolas
quando elas surgiram, a medida que deram oportunidade para as pessoas ouvirem música nos salões de festa causando também uma pequena revolução nos costumes e no ato de ouvir música*.
Mais do que comemorar esse primeiro de julho me remeteu novamente a uma reflexâo que já comecei timidamente neste post, mas que também não irei desenvolver nesse. Como o sistema e a qualidade de som foi deixado em segundo plano em relação a qualidade de imagem. Vamos fazer uma breve comparação entre a evolução dos dois mecanismos:
Música ao vivo > Gramofone > Vitrola / Vinil > Tape Deck / Fita Cassete > Discplayer/ CD > Digital/MP3.
Inúmeros estudos e pesquisas foram feitas em relação a qualidade infinitamente superior dos Vinis em relação aos formatos posteriores. Nessa pesquisa um dos participantes chegou até
mesmo a confundir a baixa qualidade de um CD com o de um MP3. Quanto ao sistema de imagem acredito que não é preciso nem explicar, a própria linha linha evolutiva mostra claramente uma melhoria na qualidade tecnica sem precedentes. Mas não podemos esquecer que cada vez mais somos inundados com angulos e pontos de vista que não poderiamos ter com nossos próprios olhos, em um show por exemplo, fato este que nos deixa muitas vezes hipnotizados vendo algum evento na televisão. O que me deixa intrigado é saber por que o sistema de som ficou para segundo plano. Uma das hipóteses é a de que é mais fácil convencer e "manipular" corações e mentes através das imagens e a outra é que as pessoas na verdade não se importam mesmo com a qualidade de som. Fato que pode ser confirmado nessa reportagem aqui. A verdade é que esse tema merece uma pesquisa mais aprofundada.
Já abordei as implicações sobre o uso de aparelhos sonoros diversas vezes: Aqui, Aqui e Aqui. Os acidentes, os problemas de distrações etc. Agora com aparelhos portáteis de alta definição será que o número de acidentes de transito atropelamentos vão aumentar também? Na postagem anterior já mostrei uma pesquisa que falava que os sms's são piores que alcool imagine os filminhos nos MP7, Ipod's etc.
_______________________________
* Um comentário sobre as vitrolas e os salões de festas e a mudança de costumes no começo do século passado pode ser encontrada no livro Orfeu Extático na Metrópole do Professor Nicolau Sevcenko.
**Fonte This Day in Tech da Revista Wired.
Nenhum comentário:
Postar um comentário