Acabei de ler no caderno de informática do Terra uma interessante reportagem sobre um grupo de pesquisadores preocupados com a efemeridade dos documentos digitais. Já me peguei diversas vezes pensando na questão de como os arquivos de armazenamento tem uma vida curtíssima e como a história será feita com esses documentos efemeros. Os disquetes que já foram tão usados, hoje em dia estão cada vez mais obsoletos, basta lembrar que os computadores novos não vem mais com leitor de disquete. Portanto a preocupação dos pesquisadores é mais do que legitima, num tempo em que cada vez as informações estão disponíveis na rede, sujeitas a serem retiradas a qualquer momento, já era hora de um investimento nesse sentido.
Porém, a matéria apresenta alguns pontos preocupantes, nessa mesma empreitada os pesquisadores pretendem criar uma assinatura digital para autenticar os documentos digitais que estariam sujeitos a inúmeros tipos de manipulação, com os atuais editores de texto, vídeo, e imagem e nesse sentido a primeira frase do texto me chamou completamente a atenção “Uma tecnologia digital de fácil uso tornará mais difícil à distorção da história no futuro”. Ora acredito que não existe uma história real e outra forjada, o que temos são inúmeros e infinitos pontos de vista, uma pesquisa que já começa com essa pretensão, na minha opinião está fada a ser tendenciosa.
“Os pesquisadores disseram que a história está repleta de incidentes de falsificação, exclusão e contradição de registros escritos. Agora, afirmam, a autenticidade de documentos digitais, como vídeos, transcrições de relatos pessoais e protocolos jurídicos, poderá ser comprovada pela primeira vez”. Mais um ponto que chama a atenção, quem vai determinar a autenticidade do documento? Quem vai colocar o selo de autentico? É a mesma coisa de apresentar uma declaração na guerra na Palestina e pedir para ou os Israelenses darem a autenticidade ou o lado Palestino. Quem tem maior capacidade de autenticar um documento nesse sentido?
Realmente o oficio do historiador não é fácil.
Para acessar a matéria completa basta clicar aqui.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Memória Digital
Input by
Luiz
às
20:15
Index Memória
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário