sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem não cola não sai da escola?

Prática da 'cola' entre os jovens mudou com as novas tecnologias, diz pesquisa

Mais da metade dos adolescentes norte-americanos admitem utilizar a internet para 'colar', enquanto 35% dizem que já utilizaram os seus telefones celulares com o mesmo objetivo, de acordo com pesquisa divulgada pela Common Sense Media, organização não-governamental que analisa o impacto de novas mídias e entretenimento sobre crianças, adolescentes e suas famílias.

Segundo relatório apresentado pela companhia nesta quinta-feira (18), mais de 38% dos jovens dizem que já copiaram conteúdo de internet, apresentando-o como seu próprio trabalho, enquanto 21% admitiram ter baixado trabalhos encontrados na web para transformá-los em seus próprios. Cerca de 65% dizem ainda já terem visto outros estudantes colarem nas provas com a ajuda de celulares.

Muitos adolescentes nem mesmo consideram errado este tipo de comportamento, segundo a sondagem. Entre os entrevistados, 36% avaliam que o download de um trabalho encontrado na internet não foi um crime grave; e 42% acreditam, inclusive, que copiar textos da web não é nem ofensivo, nem mesmo 'cola'. Além disso, 22% dos estudantes não acham que a leitura de notas dispostas na tela de um celular durante um teste seja 'cola'.

"Os celulares e a internet têm sido verdadeiros geradores de mudança para a educação, abrindo muitos caminhos para a colaboração, a criação e a comunicação", disse James Steyer, fundador e diretor-executivo da Common Sense Media, à reportagem do site "CNet". "Mas, como esta pesquisa revela, a consequência não intencional destas tecnologias tão versáteis é tornar a 'cola' mais fácil".

Os pais também mostram uma certa ingenuidade, ao considerar que apesar de outras crianças colarem, seus filhos não fazem o mesmo. De acordo com a pesquisa, 92% dos pais acreditam que aconteça cola pelo celular na escola de seus filhos, mas apenas 3% consideram que os seus próprios filhos tenham usado o aparelho móvel para tal. Além disso, 79% dos pais dizem que as crianças baixam trabalhos da internet para apresentá-los como sendo de sua própria autoria, mas apenas 7% consideram que seus próprios filhos já tenham feito isso.

Por isso, a companhia deu algumas dicas para quem tem filhos em idade escolar:

• Faça o seu dever de casa. Fique atento à tecnologia utilizada pelas crianças diariamente.

• Não presuma que as crianças sabem automaticamente o que é certo ou errado. Elas precisam de você para definir essas regras.

• Revise as políticas escolares com seus filhos.

• Converse com seus filhos para que tenha certeza de que eles compreendam todas as consequências da 'cola'.

Fonte

Essa pesquisa aponta alguns itens que chamam a atenção.
Primeiro ponto é como as questões éticas ganham novos sentidos para as novas gerações digitais, a medida que os apetrechos tecnológicos são vistos cada vez menos como ferramentas e mais como parte da vida dos seus usuários. Para os jovens que mandam SMS enquanto tomam banho, usar o celular na prova não é errado, por que o celular e quase que uma extensão de sua própria existência. Nesse caso o celular funciona como um HD externo da memória, que arquiva as informações extra etc. Só isso pode justificar o fato de que muitos alunos consideram normal "22% dos estudantes não acham que a leitura de notas dispostas na tela de um celular durante um teste seja 'cola' ". Mas será que o uso do celular para armazenar as notas realmente é útil para o aprendizado? Eu mesmo a partir do momento que comecei a usar o celular para guardar os números de telefone dos meus amigos perdi a minha capacidade de saber de cor, uma habilidade da qual eu tinha muito orgulho. Acho que muito além da relação dos alunos com as novas tecnologias essa pesquisa mostra muito da relação atual dos jovens com a escola e a educação, a medida que informações que são consideradas inúteis não merecem tomar espaço da preciosa memória deles.
O fato de os alunos também não julgarem errado o uso de trabalhos copiados da internet tem muito a ver com a situação do Download de músicas e copyleft. Os jovens estão acostumados a conseguir o que precisam na internet, por que não conseguir trabalhos? É natural. O grande problema é o que Minha vizinhissíma vive dizendo, os alunos dela não sabem nem procurar no google. Outros professores que já conversei afirmam que muitas vezes quando pedem uma pesquisa, recebem dos alunos itens que estão entre os primeiros resultados na primeira página do google. Isso é assustador por que mostra como os jovens não tem preparo para gerar conteúdo próprio e não sabem filtrar o que é ou não relevante.
Último ponto que gostaria de chamar atenção é o fato de que os pais são ingênuos.


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