terça-feira, 23 de junho de 2009

Educação e Respeito

Uso 'mal-educado' de eletrônicos portáteis irrita 90% dos norte-americanos

A falta de etiqueta no uso de eletrônicos portáteis – caso de telefones celulares, notebooks e netbooks -- incomoda cerca de 90% dos adultos norte-americanos, segundo um estudo realizado pela Harris Interactive com patrocínio da Intel. Na liderança das reclamações (72% dos 2.160 adultos entrevistados) aparece a digitação ou leitura de mensagens em dispositivos móveis enquanto os usuários estão ao volante.

Ainda entre os hábitos irritantes da “etiqueta móvel” estão falar alto em público adotando para isso dispositivos portáteis (63%) e o uso de eletrônicos para discutir assuntos particulares em público (55%). Também aparece na lista aqueles que leem ou digitam textos nos dispositivos na presença de outras pessoas (54%).

Apesar de tantos se incomodarem com esses hábitos, somente um terço (38%) dos entrevistados admite trocar mensagens de texto na presença de terceiros. Nessa mesma linha, só 28% deles dizem usar esses portáteis para discutir em público assuntos particulares.

O estudo também afirma que 80% dos norte-americanos já testemunharam alguém fazendo algo estranho durante uso de dispositivo móvel: essa “categoria” vai desde deixar um caixa esperando até a conclusão da conversa a usar notebook em banheiro público, passando pela digitação ao volante, na igreja, em funeral ou em consultório médico.

O uso de portáteis conectados à internet, em locais públicos, incomoda 82% dos entrevistados. A irritação fica em 56% quando considera o uso da web em cafés e restaurantes, enquanto chega a 47% se considerados cinemas e shows. Entre os entrevistados, 41% citaram lojas e mercados como estabelecimentos onde a prática incomoda, enquanto 26% falaram em banheiros públicos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de abril de 2009 nos Estados Unidos.

Fonte
Infelizmente essa pesquisa não foi feita aqui, acredito que o problema que mais incomodaria as pessoas são os celulares com músicas tocando alto dentro dos ônibus. Apesar de todos os “esforços” ainda sofremos com a falta de educação em nosso país. Não apenas educação de ler e escrever. Mas educação nas relações sociais entre as pessoas, falta de bom senso, falta de empatia. Mesmo com toda a tecnologia disponível o que sinto infelizmente é que às vezes fracassamos na difusão de algo que deveria ser simples, respeito ao próximo.
No Brasil, onde parece que a educação foi deixada para quarto plano, parece que cada dia as coisas estão piores. Não adianta apenas investir em telecentros, salas de informática nas escolas se não ensinarem os alunos a usar toda a capacidade tecnológica com bom senso. Falar de bom senso é algo complicadíssimo, mas algo que deveria ser básico é algo que minha mãe fala desde que eu tinha 2 anos, a sua liberdade termina quando começa a dos outros.
Mas por que toda essa revolta? Ora, com a proliferação dessas porcarias de celular com MP3, MP4, MP7, MP10 somos obrigados agora a conviver com todo tipo gosto musical nos transportes coletivos. Isso por que as criaturas achando que tem o melhor gosto musical do mundo, obrigam todos a escutar. Um dia Funk, outro pagode, outro sertanejo. Isso por que tem um adesivo com a seguinte frase: Proibido o uso de aparelhos sonoros. Lei Municipal 6.681/65.
O que diz a Lei 6.681/65: Art. 1: Fica proibido no interior de veículos de transporte coletivo, inclusive auto-lotações, o uso de aparelhos sonoros, salvo mediante auditivo pessoal para os aparelhos de rádio. Ou seja, se tiver fone de ouvido pode escutar, mas sem fone não. Acredito que os responsáveis por coibirem o uso de aparelhos sonoros nesse caso deveriam ser os motoristas e cobradores, mas eles ficam impassíveis a essa situação, que gera transtorno e incomodo aos demais passageiros.
Bom, mas como exigir algo dos motorista e cobradores se muitas vezes eles nem mesmo respeitam a lei de que não é permitido usar celular no transito? A um tempo atrás a CNN divulgou um vídeo da camera interna de um ônibus que mostrava um motorista que estava mandando SMS e acabou batendo o ônibus.
Engraçado que nos ônibus também existe outro adesivo: Proibido Fumar decreto 17.451/81. Ora, da próxima vez que algum infeliz quiser compartilhar o seu gosto musical apurado, vou sacar um cigarro e acender, quais serão as atitudes tomadas pelos demais passageiros e cobradores e motoristas? Talvez eu seja linchado? Sim. Mas na melhor das hipóteses vamos todos para a delegacia e ai cada um responde pelo seu crime devidamente.

Nenhum comentário: