segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sobre os Piratas e a Pirataria.

Pirata: 1-Bandido que cruza os mares só com o fito de roubar. 2-Ladrão, tratante, malandro. Pirataria: 1-Ação ou vida de pirata. 2-Roubo, extorsão.
[Dicionário Aurélio]

Desde que comecei a ver as primeiras noticias sobre os Piratas Somalis algo que me deixou bastante intrigado foi: por que as noticias relacionadas aos Piratas Somalis, estavam sendo publicadas no caderno de Tecnologia?

Com o aumento do número de ataques, e conseqüentemente o aumento de noticias, essa dúvida aumentou ainda mais. Será que roubam somente componentes eletrônicos? Usam de meios High Tech? Depois que eu vi esse acervo com mais de 30 fotos¹ dos piratas eu fiquei completamente perdido e confuso. Pelas fotos é possível perceber que eles não usam armamento ultra-avançado, os seus barcos também não são espetaculares, eles aparentam estar nitidamente desnutridos e obviamente não lembram em nada os piratas que estamos acostumados a ver romanceados no cinema.

Existem relatos de pirataria, dos mares, desde a época da Grécia Antiga. A pirataria romântica que aparecem a todo o momento em nossa cultura surgiu um pouco mais tarde, em meados do século XVIII, época em que os mares eram a principal rota de transporte de mercadorias. Neste período aconteceram inúmeros casos de Corso, que são os Piratas que pilham com autorização/ ordem do governo. Normalmente os Corsários trabalhavam para uma grande potencia e pilhavam as embarcações das potencias inimigas. Criava-se assim uma relação de ambigüidade, pois em seus países de origem os piratas eram vistos como heróis, enquanto as nações que eram pilhadas os viam como bandidos da pior espécie. Criou-se portanto uma imagem terrível dos piratas.

Em fins do Século XX e principalmente em nosso século XXI, pirataria está mais associada à venda, utilização e compra de produtos ilegais. Com o advento da troca de arquivos pela internet e a disputa acirrada envolvendo gravadoras, empresas que "produzem" os conteúdos os termos pirata, pirataria ganharam uma notoriedade maior ainda². A indústria do entretenimento, pobrezinhas, lesada por esses cruéis piratas digitais não param de entrar com processos judiciais, campanhas contra os piratas, ameaças, etc. Associam a troca de arquivos, com as figuras terríveis e criminosas dos piratas. Aqueles piratas que mandam os reféns andarem na prancha, estupram mulheres, matam e destroem as embarcações das pessoas de bem.

Enfim, por que os piratas Somalis estão nas páginas de noticias sobre tecnologia? Demorei a levantar uma hipótese que julgo decente, e como gosto de teoria da conspiração cheguei à seguinte conclusão: Os Piratas Somalis, que pouco ou nada tem a ver com o caderno de tecnologia, são criminosos terríveis logo são exemplos do que não se deve ser e você lendo sobre tecnologia, inúmeras noticias sobre processos judiciais, julgamento do Pirate Bay (olha só que tem pirata até no nome), acaba por inconscientemente fazer essa associação. Os sujos e malvados Piratas Somalis, com a sujeira e a malvadeza (com as gravadoras) que é baixar arquivos ilegais (piratas) na internet. Muitos não querem estar do lado errado da lei, não querem ser associados a coisas feias, ou até mesmo serem considerados pecadores³.

Talvez esteja forçando um pouco a barra, mas sinceramente essa é a única associação que consegui fazer. Mas não devemos esquecer que os piratas do século XVIII na literatura e no cinema os piratas algumas vezes são mostrados de forma romântica e conseguem assim alguns simpatizantes, por exemplo Johnny Deep nos piratas do Caribe, também podiam ser vistos como heróis a partir da ótica de suas nações. O mesmo pode acontecer com os Piratas Digitais, vistos pela ótica do atraso do "velho mundo", eles são terríveis e cruéis, vistos pela ótica das gerações mais novas eles podem ser considerados como heróis, basta ver que hoje tivemos uma passeata contra o resultado do julgamento dos proprietários do Pirate Bay.

Agora finalmente faz todo sentido os Piratas Somalis, que estão nessa devida inúmeras condições socio-econômicas estamparem as manchetes do caderno de informática e serem recentemente associados ao termo, vejam só a força dos rótulos, terrorismo. Então fica assim, terrorista e pirata são a nova escória do mundo.


Fonte da Imagem: http://misterekis.com/2008/04/jesus-fue-pirata/
________________________________
[1] No meio tem uma foto dos Piratas do Caribe, podem desconsiderar e brincadeirinha do blogeiro.
[2] Se você digitar Pirataria no Google, a maioria dos resultados serão relacionados a pirataria digital.
[3]Existem listas de discussão na internet se pirataria é ou não pecado, pois ao que parece o número de cds piratas dos padres e pastores cantores aumentou enormemente. Existem até justificativas biblicas para condenar a prática. Não é de se estranhar que seja considerado crime, visto que as igrejas estão ganhando uma boa grana com seus padres e pastores cantores e que no primeiro semestre entre os cds mais vendidos do país estejam os desse tipo.

Nenhum comentário: