SÃO PAULO – Depois da condenação dos suecos responsáveis pelo maior site de torrents do mundo, protestos e críticas se intensificam na Suécia e se espalham por toda a Europa, bem como no resto do mundo.
O Pirate Party, grupo político que defende a mudança de direitos autorais e patentes, lidera a massa, convocando as pessoas a favor do P2P a aderirem o partido.
Desde o veredicto, o número de membros já cresceu mais de 20%, segundo nota do site TorrentFreak.com. E o índice cresce a cada minuto. Antes da sentença ser anunciada, o número não passava de 15 mil, e agora, já ultrapassa os 18 mil.
O próximo passo e desejo do PP é conseguir uma cadeira no Parlamento Europeu para conseguir tirar os projetos do papel. Mas para isso, precisarão de 100 mil votos, o que, para eles, é perfeitamente possível, segundo o vice-presidente do partido e principal candidato, Christian Engström.
Poucos minutos depois de Frederik Neij, Gottfrid Svartholm Warg e Peter Sunde serem declarados culpados, Engström emitiu nota dizendo: “A Suécia acabou de incriminar alguns de nossos embaixadores mais bem-sucedidos. Por muito tempo fomos uma das nações líderes em TI, mas com esse tipo de ação nós ficaremos para trás, dependentes das visões arbitrárias de outras nações".
Diversos comunicados revoltosos estão se espalhando pela internet. Ao que tudo indica, uma grande manifestação irá ocorrer nas ruas de Estocolmo, capital sueca, amanhã.
FONTE:
Bom, o caso de Pirate Bay se arrastou por mais de um Mês, com divulgação sensacionalista em todos os cadernos de tecnologia. Os advogados usaram diversos argumentos que justificariam a não condenação. Porém o veredito foi o de que eles eram culpados, além de um ano de prisão foram intimados a pagar 30 milhões de coroas suecas (ou R$ 7,7 milhões) a empresas da indústria de entretenimento, se vão pagar ou não é outra história. Mas é claro que eles podem recorrer ao veredito.
Muito mais do que os "direitos" das gravadoras etc, estava em julgamento uma nova mentalidade. E infelizmente a mentalidade do atraso, a de um modelo de negócios que não funciona mais, ganhou momentaneamente. Porém essa noticia de que um Partido Pirata está se mobilizando para conseguir algumas cadeiras no senado e entrar no jogo da politica, mostra que apesar do grande potencial alienante, a internet tem um potencial forte de mobilização¹.
Sei que já está ficando chato bater na indústria Fonográfica, mas se eu fosse algum grande executivo da indústria vendo noticias como essa do Partido Pirata e essa outra que diz "Internet foi decisiva nas eleições dos EUA, diz pesquisa", eu ficaria com muito medo. E se essa manifestação se espalha para além da Suécia? Vai para Seatle, Praga, Genova ou São Paulo, etc? Vão mandar a policia e a tropa de choque para os manifestantes? Hoje com a internet as TAZ's (Zona Autônoma Temporária) teorizadas por Hakim Bey podem acontecer rapidamente, a exemplo das Flash MOBs que muitas vezes são pelos motivos mais toscos, a TAZ pode ter motivo podemos dizer mais digno.
A realidade é que estou devendo um post sobre como as tecnologias podem ajudar na subversão de valores que já ficaram ultrapassados, como o Critical Art Ensemble, e a matéria sobre a Revolução Digital publicada pela finada Revista Play.
_______________________________________________________
[1]Neil Postman diz em seu livro Tecnopolio, que as tecnologias não são nem benéficas nem maléficas, são ecológicas. Ou seja se adaptam ao meio e nós nos adaptamos ou fazemos uso delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário