sábado, 25 de abril de 2009

Duas notícias

rim.jpgMexicana oferece rim por US$ 37 mil na internet e Espanhóis afetados pela crise colocam órgãos à venda na web, diz associação


A primeira vez que eu ouvi falar sobre venda de orgãos foi num gibi do Homem Aranha 2099 naquela época lembro que senti uma certa angústia e pavor lendo a descrição do futuro na História em Quadrinhos.

Hoje, 90 anos antes do que previa a história, eu me deparo com essas duas noticias. Não sei se é culpa da crise, da tecnologia ou de que diabos, mas nossa sociedade não valoriza nem mesmo o próprio corpo. Nosso corpo é a única coisa que verdadeiramente possuímos ao longo da nossa vida e cada dia que passa vejo mais desleixo.Talvez na sociedade da informação os valores realmente sejam outros, tudo é muito superficial e descartável. Até mesmo um rim. E para se desfazer dele é fácil, mais fácil que mandar um arquivo para a lixeira do desktop apertando o delete. É só colocar um anúncio que terá um alcance e amplitude global.

E o comprador desse orgão? Deveríamos discriminá-lo? Acredito que não. Talvez esse comprador tenha percebido algo que o "vendedor" pode perceber no futuro. A importância de ter saúde, ter um rim funcionando bem etc. Existem alguns debates sobre esse assunto e parece que nem ao menos os médicos concordam a esse respeito.

Em uma das ficções científicas com a idéia mais original, mas que infelizmente o roteiro se perde nas exigências de Hollywood, no filme a Ilha essa questão é abordada de forma interessante. Ia contar o filme, mas acho que ele compensa ser visto.

Enfim, será que a possibilidade de vermos noticias desse teor, são fruto de uma sociedade cujos valores são todos superficiais e essa superficialidade tem algo a ver com os computadores e a tecnologia permeada por todos os campos da nossa vida?

Nenhum comentário: