domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mais uma sobre Privacidade.

SÃO PAULO - A União Européia estuda a criação de sistemas de escutas telefônicas para vigiar ligações feitas por redes de voz sobre IP (VoIP).

Quem discute a formação desse sistema é a Unidade de Cooperação Judicial da União Européia, conhecida como Eurojust. A iniciativa tem um propósito: rastrear o crime organizado, terroristas e mafiosos que usam sistemas VoIP para executar os seus crimes.

O governo italiano é um dos lideres do estudo. E tem motivos para isso. O país tem muitas máfias, e desconfia que os integrantes delas usam sistemas como Skype para comprar e vender armas e drogas. Carmen Manfredda, uma representante da Itália no Eurojust, acredita que os sistemas de escuta de VoIP podem ajudar na redução desses crimes e na prisão de criminosos.

Além de estudar um sistema para a escuta, a Eurojust analisa um jeito de escutar as conversas telefônicas via VoIP sem afetar as leis que protegem os direitos civis dos internautas da Europa.

O eBay, dono do programa Skype, o mais utilizado da internet, disse que vai colaborar com as autoridades européias. Demorou, mas os arapongas vão chegar à web.

Fonte

Com a famigerada desculpa e o nobre "propósito" - de rastrear o crime organizado, terroristas e mafiosos que usam sistemas VoIP para executar os seus crimes - os governos acham justificável tomar de assalto a privacidade das pessoas. A principio para combater os crimes, depois se falar mal do governo for considerado crime etc etc. E assim segue a vida. O pior é que a iniciativa de coibir a violência e o uso de drogas tem ainda mais desculpas, quando propõem um absurdo desses. Logo, se descobrirem que as pessoas usam droga nos banheiros, seremos obrigados a conviver pacificamente com uma camera na nossa cara enquanto fazemos as nossas necessidades mais naturais.

Nenhum comentário: