Pra começar vamos falar do fim. Uma das idéias presentes na cultura ocidente é a de vida eterna ou vida após a morte. Seja nas culturas pagãs seja no próprio Cristianismo. A vida após a morte está presente na literatura com as histórias de vampiro, por exemplo, e no cinema.
É justamente através da arte a maneira mais fácil que de certa forma pode se conseguir alcançar a tão desejada imortalidade. Claro que não estamos falando da imortalidade carnal, por que com a ciência moderno o máximo que conseguimos chegar é a uns poucos 100 anos. O que está em jogo aqui é conseguir viver além da memória dos entes queridos. Homero viveu a mais de 2000, mas com a sua Odisséia está presente até hoje na cultura ocidental e vivo mais do que nunca nos diversos debates e teses de mestrado das Universidades do mundo.
Até um tempo a arte era a maneira mais fácil, talvez a única, de se conseguir ser imortal, mas com o avanço tecnológico e da informática a “imortalidade” se tornou até banal. Não estou dizendo isso por que a medicina avançou e agora as pessoas vão viver pra sempre, como eu disse é muito mais banal.
À aproximadamente dois meses perdi um grande amigo, do seleto grupo dos meus melhores amigos, acontece que ele como todo jovem da geração-e tinha: e-mail, msn e principalmente orkut. Acontece que com a sua morte ninguém deletou as contas dos serviços eletrônicos, e agora toda vez que eu entro no msn vejo o nick dele esperando off-line, esperando pra ser ativado. É uma sensação estranha, esperança, tristeza, tudo misturado. Pode-se argumentar “por que você não deleta ou exclui ele da sua lista de amigos?”, mas quem disse que eu consigo? Pode parecer, mas não é simples assim. Talvez eu ainda seja de uma geração apegada as coisas e acho terrível excluir um amigo apertando o delete.
Outra coisa que me chama muita atenção é a página dele no orkut, os recados póstumos não param de crescer, são homenagens, pessoas que mesmo sabendo de sua morte continuam deixando recados de saudade, conversando com ele. E a contagem de recados não para de crescer, cada vez que alguém sente saudades vai lá e deixa isso à mostra pra todos.
Como disse anteriormente não me sinto confortável com essa situação e já avisei a minha namorada e ao meu irmão que quando eu morrer quero que deletem meu orkut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário