quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Geração de Desatentos

Executar tarefas múltiplas diante do computador é ineficiente, diz pesquisa

Quem faz muita coisa ao mesmo tempo, como assistir ao YouTube, escrever um e-mail e falar ao telefone, não faz nenhuma dessas coisas muito bem, segundo relatório da Universidade de Stanford divulgado na segunda-feira (24).

Os pesquisadores que publicaram o estudo na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" disseram que os resultados os surpreenderam. Eles buscavam descobrir o segredo para fazer várias tarefas ao mesmo tempo (prática conhecida como "multitasking" em inglês) em mídias, mas descobriram, em vez disso, uma ampla incompetência. 

"Pessoas que fazem muito multitasking são muitos ruins em multitasking. Quanto mais você faz, pior você fica", disse o professor de comunicações de Stanford, Clifford Nass.

"Multitaskers" compulsivos têm mais problemas para focar sua atenção, organizar informações e trocar de tarefas rapidamente, escreveram os pesquisadores da universidade.

Após fazer testes com cerca de cem estudantes da universidade, os cientistas concluíram que "multitaskers" de mídia crônicos têm dificuldade para focar em uma coisa só e não conseguem ignorar informações irrelevantes.

Nass afirmou que a prática está se espalhando cada vez mais --alguns empregos exigem que trabalhadores mantenham uma janela de mensagens instantâneas sempre aberta-- e os cientistas ficaram surpresos com os resultados da pesquisa.

"Sabíamos que o multitasking era difícil do ponto de vista cognitivo. Pensamos: 'que tipo de habilidade especial é essa que as pessoas têm que permite que façam mil coisas ao mesmo tempo?' Em vez de descobrir coisas que estavam fazendo melhor, descobrimos coisas que estavam fazendo pior", disse o professor de sistemas simbólicos da Universidade de Standford Eyal Ophir.

O lado bom dessas distrações pode ser que fazendo muitas coisas ao mesmo tempo em mídias diferentes, você pode ser o primeiro a perceber algo de novo, afirmou Ophir.

 Fonte


Não deixa de ser surpreendente uma notícia dessas. A vida moderna exige que as pessoas estejam "conectadas" o tempo inteiro. Ouvindo música, conversando no MSN, assistindo televisão e lendo notícias no Google Reader, ou seja, fazendo tudo e não fazendo nada ao mesmo tempo.
O mais interessante é que somos praticamente forçados a viver nesse ritimo, são tantas opções de "lazer" que nos são oferecidas que ficamos tentados e com medo de perder alguma coisa no meio de tudo que está acontecendo, o medo de se sentir "desantenado".
Realmente existia uma espécie de senso comum de que estavamos criando uma nova cognição, na qual seriamos capazes de realizar multi-tarefas e o pior, as novas gerações praticamente são criadas para viver nesse ritimo. Não devemos estranhar então que um dos aplicativos do momento no mundo digital é o Twitter, afinal quem consegue prestar atenção em mais de 140 caracteres...

Nenhum comentário: