terça-feira, 16 de junho de 2009

O fim da FM

Rádios via FM serão desligadas em 2015 na Inglaterra, diz relatório

Um relatório do Digital Britain (Departamento para Cultura, Mídia e Esportes) divulgado nesta terça-feira (16) aponta que as estações de rádio via FM (frequência modulada) serão transmitidas apenas até 2015 em países do Reino Unido.

A estimativa foi baseada no objetivo do governo para que todas as estações transmitam apenas em sinal digital.

Estações de rádio via FM serão transmitidas apenas até 2015 em países do Reino Unido
O ministro das Comunicações Stephen Carter confirmou que o rádio analógico tem data de desligamento para 2015, segundo informou o secretário de Cultura, Ben Bradshaw, para a Casa dos Comuns britânica hoje.

Segundo o jornal "The Daily Telegraph", o desligamento de todas as estações de rádio nacionais --e a maioria das locais-- é uma meta que ambiciona a migração para o sinal DAB (Difusão de Áudio Digital, na sigla em inglês).

Em países do Reino Unido, a frequência digital (com internet inclusa) responde por 20,1% de todas as audições nos três primeiros meses de 2009, de acordo com dados da organização Radio Joint Audience Research. Dentro do número, o sinal DAB responde por 12,7% das audições digitais.

"Para que o rádio prospere na era digital, nós precisamos de uma estratégia digital e, em uma primeira atitude, encorajamos o Digital Britain a iniciar um plano de metas para o futuro da nossa indústria. Essa é a nova prioridade", diz o diretor-executivo do RadioCentre, Andrew Harrison.

Fonte

Mais uma Mídia que vai ser substituída. É até sintomático que a substituição da TV Analógica pela Digital tenha ocorrido antes que o sistema de transmissão das rádios. Vivemos na Era da Imagolatria. Não é de hoje que a imagem tem prioridade em relação ao som. Basta lembrar que enquanto rotineiramente é lançado no mercado uma televisão com mais definição que o modelo anterior, cameras com mais megapixeils a qualidade de som vem diminuindo drásticamente: Vinil, CD, Wave, MP3.
Quanto a mim a substituição da transmissão via FM não me afeta por três motivos bem simples:
1-Lamentavelmente ainda não moro no Reino Unido.
2-Bem da verdade já faz mais de 3 anos que não lembro de ouvir rádio convencional, leia-se FM, desde que o KID Vinil deixou a programação da Brasil 2000. Nos últimos dois anos pelo menos eu só escuto uma Rádio a WOXY, que tem a melhor programação de Bandas Novas não comerciais e na sua versão WOXY Vintage as melhores músicas dos anos 70, 80, 90 e começo dos anos 2000.
3-MP3.

Portanto, mesmo se essa mudança ocorresse no Brasil eu nem iria notar a diferença, afinal a programação das Rádios brasileiras está falida e parada no tempo a uns 5 anos no mínimo.

Nenhum comentário: