terça-feira, 30 de junho de 2009

Deja Vu

Empresa compra site de downloads Pirate Bay e planeja novo modelo de negócios

A empresa sueca Global Gaming Factory (GGF) anunciou nesta terça-feira (30) a aquisição do site de downloads Pirate Bay pelo equivalente a US$ 7,8 milhões. O site de compartilhamento de arquivos via torrent está entre os 100 mais visitados no mundo e foi condenado, em abril, por quebra de direitos autorais.

Em comunicado, a GGF afirmou que o site precisa de um novo modelo de negócios para sobreviver.

"Gostaríamos de introduzir modelos de negócios que assegurem o pagamento a provedores de conteúdos e detentores de direitos autorais sobre materiais baixados pelo site", disse Hans Pandeya, diretor-executivo da Global Gaming Factory.

Segundo a empresa, um novo modelo de compartilhamento de arquivos está a caminho. "Criadores e provedores de conteúdo precisam controlar seu material e também serem pagos por ele. Os usuários precisam de downloads mais rápidos e mais qualidade", diz o comunicado.

Novos rumos
Um comunicado no blog do Pirate Bay comenta a aquisição, dizendo que está sendo vendido por um preço abaixo de seu valor e que "dinheiro não é o que importa".

"A parte interessante é ter as pessoas certas e com a atitude certa administrando o site. Na internet, o que não evolui morre", diz o texto.

O comunicado do Pirate Bay informa que os lucros da venda serão destinados a ajudar projetos de liberdade de expressão e abertura na rede.

Fonte

Quando surgiu em 1999 o Napster era revolucionário e criou uma nova forma de distribuição de música, sendo o primeiro programa a usar o formato P2P (Peer-to-Peer/ Par-a-Par) de compartilhamento. No começo dos anos 2000, também depois de uma batalha judicial*, o Napster foi vendido. E passou a comercializar música num modelo de negócios que assegurasse "o pagamento a provedores de conteúdos e detentores de direitos autorais sobre materiais baixados pelo site". Desse modo, todo o seu caráter revolucionário e subversivo foi cooptado.
Felizmente o vírus da subversão estava lançado e surgiram inúmeros** programas de compartilhamento, e uma nova mentalidade que possibilitou inclusive a criação de um site como o Pirate Bay.
Assim como a venda do Napster em 2002, a venda do Pirate Bay é triste por que representa o fim de um símbolo. Tal qual em 2002 a única coisa que a indústria conseguiu foi acabar com um dos símbolos da resistência, a troca de arquivos na internet é irreversível, existem dezenas de sites que fazem o mesmo que o Pirate Bay fazia, ele era apenas o mais famoso.
E não devemos esquecer que graças ao Pirate Bay surgiu no mundo inteiro o Partido Pirata que luta por leis mais modernas visando o compartilhamento de arquivos, o direito a privacidade na WEB.
___________________________________________
*Na época a banda Metallica promoveu ampla campanha contra o Napster.
**Neste link estão disponíveis 196 programas para troca de arquivos no formato P2P.

Nenhum comentário: