sábado, 6 de junho de 2009

Aniversariante do dia

tetris_nintendo.gif1984 é o ano em que se desenrola a distopia de George Orwell, é também o ano de lançamento do primeiro Macintosh da Apple. Por um lado a distopia não se desenvolveu exatamente da maneira descrita por Orwell, e em alguns casos tenha tomado contornos mais sombrios, e o modelo de Macintosh lançado nesse ano ao mesmo tempo que é produto de fetiche é de museu. Por outro lado entretanto algo permance praticamente imutável desde 1984 o jogo Tetris. Em meados da década de 90 com as expansão dos minigames portáteis arrisco dizer que no mínimo 84% das pessoas na casa dos 30 anos tenham ao menos uma vez na vida jogado Tetris. Uma combinação de quebra-cabeça com raciocínio o jogo tem um enorme potencial de distração.

Em uma entrevista publicada pelo G1 o criador Alexey Pajitnov, pesquisador de ciência da computação, diz que desenvolveu o jogo para testar o Electronika, computador que era o máximo de tecnologia na época da União Soviética.Alguns autores afirmam que um dos pilares da sociedade da informação é a Teoria do Caos e podemos dizer ela está presente também no Tetris a medida que precisamos ordenar peças aleatórias que não sabemos quais serão e se colocamos uma peça errada no começo do jogo ela pode nos atrapalhar por muitas e muitas rodadas, afinal quem nunca ficou com um enorme buraco na parede de blocos e precisou de varias rodadas para elimiTetris-T-Shirt.jpgnar uma linha só por que colocou uma peça errada? Ainda segundo Pajitnov um dos motivos que podem justificar o enorme sucesso de jogo é essa possibilidade de reordenar o caos.

Do mesmo modo que um historiador pode pensar as coisas fazendo relações e encadeamentos históricos o jeito de pensar dos programadores de computador é diferente a programadora Ellen Ulman em seu livro Perto da Máquina descreve um pouco dessa maneira, digamos caótica, de pensar. E esse pensamento está presente na própria estrutura do jogo que através de um sistema de variáveis logicas manda as peças aleatóriamente.

Por fim não podemos esquecer que o jogo foi criado para testar computadores que a medida que vão se desenvolvendo encontram uma lógica própria de pensar.O Google em sua página inicial também está fazendo uma homenagem pelo aniversário de 25 anos do Tetris, mais uma prova de que o joguinho está profundamente ligado a era da informação e da tecnologia que vivemos hoje.

Nenhum comentário: