1984 é o ano em que se desenrola a distopia de George Orwell, é também o ano de lançamento do primeiro Macintosh da Apple. Por um lado a distopia não se desenvolveu exatamente da maneira descrita por Orwell, e em alguns casos tenha tomado contornos mais sombrios, e o modelo de Macintosh lançado nesse ano ao mesmo tempo que é produto de fetiche é de museu. Por outro lado entretanto algo permance praticamente imutável desde 1984 o jogo Tetris. Em meados da década de 90 com as expansão dos minigames portáteis arrisco dizer que no mínimo 84% das pessoas na casa dos 30 anos tenham ao menos uma vez na vida jogado Tetris. Uma combinação de quebra-cabeça com raciocínio o jogo tem um enorme potencial de distração.

Do mesmo modo que um historiador pode pensar as coisas fazendo relações e encadeamentos históricos o jeito de pensar dos programadores de computador é diferente a programadora Ellen Ulman em seu livro Perto da Máquina descreve um pouco dessa maneira, digamos caótica, de pensar. E esse pensamento está presente na própria estrutura do jogo que através de um sistema de variáveis logicas manda as peças aleatóriamente.
Por fim não podemos esquecer que o jogo foi criado para testar computadores que a medida que vão se desenvolvendo encontram uma lógica própria de pensar.O Google em sua página inicial também está fazendo uma homenagem pelo aniversário de 25 anos do Tetris, mais uma prova de que o joguinho está profundamente ligado a era da informação e da tecnologia que vivemos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário