quarta-feira, 20 de maio de 2009

E os dinossauros estão na WEB

Ontem num profundo momento de tédio estava lendo as noticias no agregador de Feeds, quando me deparei com uma chamada do Globo.Com "Veja o trailer do novo filme de Sherlock Holmes" ou algo assim. Como estou curioso em relação a esse filme - por conta dos atores e do diretor - resolvi acessar o link da Globo. Eis que me deparo com uma tela desagradável com os seguintes dizeres: "Já é cadastrado?" Para ver esse conteúdo é preciso se cadastrar, detalhe, gratuitamente. Apesar da curiosidade eu desisti de ver, não tenho mais saco para esses cadastros inúteis que posteriormente vão encher a minha caixa de email com spans cretinos. A solução para ver o trailer? Simples, acessei o Youtube. E lá estava o trailer em High Definition, duvido que o da Globo esteja com uma qualidade melhor.

Tudo isso para dizer que muito está sendo noticiado sobre a crise da imprensa de papel, semanalmente algum jornal informa que vai deixar de circular no formato tradicional, os jornais, tal qual as gravadoras, se tornaram obsoletos, por que vou pagar hoje para ter uma noticia que foi publicada ontem?¹

O problema é que muitos desses jornais migraram para a internet, acontece que eles correm o risco de se tornarem obsoletos na própria internet, atitudes como essa da Globo.com que forçam cadastro para mostrar algo que todo mundo tem só deixa claro que essas empresas ainda não sabem lidar com o seu público. Hoje em dia com a internet se você não encontra o que quer no seu portal de noticias, vai procurar em outro e com certeza vai achar. Isso quando as noticias são publicadas nas versões online dos sites de noticia com um atraso terrível em relação aos blogs de conteúdo.

Para terminar gostaria de deixar um vídeo para a Globo.com








____________________________________________________________________
[1]O blog do Tiago Dória, que está acompanhando de perto essa questão do futuro dos jornais e outras pertinentes questões sobre a mídia.
[*]OK, estou dando um tempo no Blog, mas como não tenho "obrigação" talvez me sinto mais motivado para escrever, ou não.

Nenhum comentário: