segunda-feira, 13 de abril de 2009

Voltar a vida para ser obsoleto

Acabei de ler a entrevista de Ray Kuzweil¹, grande entusiasta da tecnologia, feita pela revista Rolling Stone².Ele é uma espécie de professor Pardal da tecnologia e entre algumas de suas peculiaridades podemos citar:

- Tomar diariamente 150 pílulas e comprimidos, desenvolvidas por ele, para reprogramar a química do seu organismo e assim chegar aos 70 anos com o corpinho de 40;
- Acredita em algo que nomeou de singularidade, que em termos simplistas seria a consciência dos homens expandida e vivendo em co-existência com as máquinas;
- Trabalha num projeto para ressuscitar o seu pai. Procurando um meio de recriar a consciência dele num robô ou avatar da realidade virtual.

Para o bem ou para o Mal, Kurzweil acertou inúmeras de suas "profecias"³ , mas o que ele prevê para os próximos anos?
Nano robôs que entrariam dentro do corpo humano para matar doenças, escanear nossos cérebros para integrar a nossa consciência da das máquinas entre outras coisas. Se alguém tiver interesse pode acessar o site dele pois existem inúmeros projetos disponíveis.

Sua idéia de morte é outra peculiaridade à parte, para ele a nossa consciência é como um software único e sem backup, e quando nosso Hardware (corpo) morre perdemos todas as informações. Logo o que ele planeja é instalar esse "software" em outro Hardware e assim viveríamos para sempre.

As idéias apesar de parecerem meio amalucadas só me deixaram mais intrigado e pensativo sobre nosso grau de dependência das tecnologias. Em 2045, data que todas essas invenções estariam funcionando, as nossas vidas não estarão mais apenas dependentes de um simples AIRBAG. A existência por si só não será possível sem a mediação tecnológica, ela será tecnológica. Acarretando novos paradigmas , questionamentos filosóficos, morais e religiosos. Transformando assim toda a consciência e a vida terrestre. O homem de carbono, se tornará portanto, totalmente obsoleto.

___________________________________
[1] O link para o site dele já está ai na barrinha lateral de links úteis do OK COMPUT3R a um bom tempo, mas com essa entrevista para a Rolling Stone as idéias de Kurzweil ficaram mais claras para mim.
[2]A entrevista completa, de aproximadamente 4 páginas vale a pena ser conferida na integra. Quem sabe futuramente quando a revista sair das bancas eu escaneio a entrevista e divulgo aqui no blog, para não ter problemas com os direitos autorais.
[3] Começo da década de 1980 Queda do muro de Berlin e vitória do Deep Blue.

Crédito da Imagem: http://www.dailygalaxy.com/photos/uncategorized/shutterstock_1852132_1.jpg mais informações podem ser lidas aqui.

Nenhum comentário: