Para que serve uma gravadora? Financiar a produção de um álbum? Divulgar uma banda? Distribuir álbuns? Além dessas as gravadoras podem ter outras funções também: transformar artistas e público em reféns. Os fãs que tem que encarar preços exorbitantes para ter o seu álbum preferido, muitas vezes com qualidade duvidosa, e dependem da boa vontade das gravadoras em relançar álbuns clássicos que já estão fora de catálogo. Os músicos por sua vez assinam contratos e se transformam em funcionários das gravadoras, são obrigados a lançar um disco por ano e muitas vezes mudar o conteúdo dos seus trabalhos.
O grandiosos gênios das gravadoras, por exemplo, ao escutarem a obra prima do Radiohead, o Ok Computer reduziram a prensagem inicial do álbum pela metade, crentes que iam ter prejuízo. Pouco tempo depois o Radiohead deu o troco, quando terminaram o contrato com a EMI lançaram um álbum por conta própria e conseguiram segundo os membros da banda, mais lucro do que teriam se estivessem amarrados a uma gravadora. A questão da relação do consumidor com a música na nossa era digital é um assunto que merece outro post ou mesmo uma dissertação de mestrado.
O que gostaria de destacar é que com os avanços da tecnologia as gravadoras se tornaram intermediários obsoletos, inúteis e desnecessários. Agora num ato de desespero as gravadoras tentam contra atacar de todas as formas, coagindo quem distribui música, serviço que elas deveriam fazer se tivessem competência.
Já foi amplamente divulgado que o discografias encerrou as atividades a APCM teve a cara de pau de dizer que é positivo esse encerramento. Na Europa usuários são presos pro baixar álbuns, Sarkozy quer regulamentar uma lei que beneficia sua esposa cantora, quem baixar vídeos etc, vai ter a conexão bloqueada.
Aqui no Brasil, gravadoras em prol de seus negócios, muitas vezes tomam atitudes que vão contra o bom senso, há pouco tempo atrás sites que mantinham acervos históricos de programas de TV tiveram que ser retirados do ar por usarem músicas dessas gravadoras. A reação das gravadoras está sendo forte, típica de quem está agonizando, infelizmente elas querem vencer pelo terror e pelo medo. Quem compartilha cultura não deve se intimidar, se fecham um site são abertos dois, é um movimento irreversível.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Voracidade dos Cães
Input by
Luiz
às
17:41
Index Tecnopólio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário