A figura da foto é um dos personagens principais da série de quadrinhos Watchmen, o Dr. Manhattan. Ele é uma espécie de semi-deus com Onipotência, Onisciência e Onipresença. E por que o Dr. Manhattan foi escolhido para ilustrar o post sobre o Google? Ora, o Doutor tem inúmeros pontos em comum com o Google, além da óbvia cor azul.
Na semana passada o Google lançou o aplicativo Latitude, com ele seus amigos ou quem você autorizar pode saber onde exatamente você está.
Surgiram inúmeros debates, alguns bem interessantes, de como o programa acaba com a privacidade das pessoas etc. Na minha opinião já não temos mais privacidade na vida digital, câmeras espalhadas por todos os cantos da cidade, grampos telefônicos, rastreamento de carros e celulares, satélites apontados para o telhado de nossas casas etc. O Latitude é só mais um passo nesse sentido, ou seja a versão Pop e comercial de algo a que já estamos submetidos.
O que preocupa é como o Google a cada dia tem mais e mais informações a nosso respeito, criando um banco de dados de fazer inveja a qualquer regime totalitário das distopias mais famosas e adquirindo as principais características de um Semi-deus.
Onipresença:
Você tem conta do Gmail? Conta no Orkut? Usa Google como programa de busca? Assiste vídeos no Youtube? Acessa Blogs cadastrados no Blogger? Tem cadastro no Reader? Acessa o Google Maps? Picasa? Google Talk? Já deu pra perceber que o Google está presente em quase todos os momentos em que você passa navegando na Internet. (Clique na imagem ao lado e veja os produtos e serviços do Google)
Onisciência:
Se você usa metade desses programas, provavelmente o Google saiba tanto a seu respeito quanto você. Para quem não sabe, todas as suas buscas são armazenadas você pode inclusive acessar o histórico de buscas anteriores, conforme foto ao lado. (clique na imagem para ver em tamanho maior)
Seus emails podem não ser lidos completamente pelo pessoal do Gmail, mas eles sabem exatamente como inserir links de patrocínio. Vejamos por exemplo os links que apareceram ao lado de um mailist que eu recebo sobre dicas de inglês. (clique na imagem para ver em tamanho maior)
Seu gosto por videos também é armazenado pela empresa, sua casa pode ser localizada pelo Google Maps. Orkut então nem se fala, lá existe uma rede de amigos e seus interesses pessoas divididos pelas comunidades etc.
Onipotência
Onipotente é aquele que tudo pode. O que o Google pode fazer com todos esses dados? Tecnicamente tudo. Pode vender para agencias de publicidade, ou pior, ser obrigado a fornecer para o governo. Pode ainda excluir sua conta do Orkut se você violar os termos de uso, pode excluir um blog ou retirar canais do youtube do ar.
Eu utilizo os serviços do Google, tenho conta do Gmail, Orkut, o blog é hospedado no Blogger, enquanto não é deletado por conta desse post hehe. Não estou fazendo apologia contra a empresa, este post na verdade é apenas uma tentativa de reflexão de como a cada dia que passa a nossa privacidade vai sendo eliminada, e o pior é que tudo acontece com a nossa autorização e as vezes com o nosso entusiasmo.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Google Ex-Machina
Input by
Luiz
às
12:18
Index Vida Digital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário