quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Noticia da Semana

Cientistas descartam relação entre câncer no olho e uso de celulares Publicidade
da Reuters, em Washington

O uso regular de celulares não traz risco para a formação de um tipo de câncer no olho chamado melanoma, disseram pesquisadores alemães na terça-feira (13), em uma pesquisa publicada no periódico inglês "Journal of the National Cancer Institute".
O estudo envolveu 1.600 pessoas, e constatou que não há ligação entre o tempo que uma pessoa usa o aparelho celular e suas chances de desenvolver melanoma.
As conclusões contrariam as suspeitas levantadas anteriormente pela mesma equipe, que havia se preocupado com a relação.
O melanoma é um tipo de câncer que pode se espalhar rapidamente, e surge em células oculares que produzem melanina, pigmentação que dá cor à pele. Os olhos também produzem a substância. Entretanto, o melanoma no olho é raro.
A questão de saber se, a longo prazo, a utilização de telefones celulares pode causar câncer --em particular os tumores cerebrais-- é um tema recorrente.
"Não podemos afirmar, a partir dos nossos resultados, que há risco de desenvolvimento de melanoma com o uso regular de celulares", escreveu Andreas Stang, um dos cientistas que assina o artigo.
"No entanto, ainda há incerteza sobre a interferência de ondas de rádio ou de aparelhos no desenvolvimento de células cancerígenas em seres humanos", acrescentaram os pesquisadores, que são da Universidade Martin-Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha.

Fonte


Essa mudança nas suspeitas da mesma equipe, não sei por que, parece resultado do lobby de grandes coorporações. Essas coorporações cada vez mais estão presentes nas pesquisas cientificas e academicas como agencias financiadoras. Portanto eu chamo atenção para duas frases dos pesquisadores:
"Não podemos afirmar, a partir dos nossos resultados, que há risco de desenvolvimento de melanoma com o uso regular de celulares"
e
"No entanto, ainda há incerteza sobre a interferência de ondas de rádio ou de aparelhos no desenvolvimento de células cancerígenas em seres humanos"

Para bom entendedor....

Nenhum comentário: