terça-feira, 21 de outubro de 2008

Notícia da Semana



População de robôs deve triplicar em quatro anos, informa estudo. colaboração para a Folha Online

A quantidade de robôs em operação atingiu no ano passado 6,5 milhões de unidades no mundo, mas um estudo divulgado semana passada pela IFR (Federação Internacional de Robótica, na sigla em inglês) aponta que esse número deve chegar a 18,2 milhões em 2011.

Segundo o departamento de estatística da IFR, responsável pela produção de um anuário para o setor, em 2007 existiam cerca de 1 milhão de robôs industriais e outros 5,5 milhões de máquinas fazendo serviços em fábricas, hospitais, residências, prédios públicos, no fundo do mar, em subsolos, no campo, no ar e até no espaço.

"Até o final de 2011 mais de 17 milhões de robôs de serviços e 1,2 milhões de robôs industriais irão povoar o mundo", afirma a publicação.

O levantamento apontou que o mercado de robôs industriais no mundo cresceu 3% no ano passado, com a instalação de 114.365 novos equipamentos. Mas a expansão atingiu 11% quando analisado o valor desse mercado, que chegou em US$ 6 bilhões sem considerar custos com software e engenharia de sistemas e periféricos. Segundo a IFR, o valor real dos sistemas robóticos em 2007 pode ser estimado em US$ 18 bilhões.

O anuário do setor aponta que o Japão é o país com maior quantidade robôs por trabalhador na indústria de transformação. Segundo o estudo, no país oriental eram 310 robôs para cada 10.000 empregados no ano passado.

"Embora tenha de ser levado em conta que o estoque operacional em até certo ponto inclui todos os tipos de robôs, o Japão é de longe o país mais automatizado do mundo", afirma a IFR.

Expansão

Apesar de crise econômica internacional ter reduzido o ímpeto do crescimento de investimentos na indústria de transformação, a previsão é que o setor de robôs no mundo feche 2008 com expansão de 4%. De acordo com a IFR, a crise deve ainda afetar o crescimento no próximo ano e também 2010.

"Mas nós não prevemos uma queda acentuada. Por quê? Robôs industriais são um componente fundamental para automatizar processos", explica a entidade. Para o setor, as máquinas aumentam a produtividade, reduzem empregos tediosos e perigosos, atende a regulamentação ambiental, entre outros benefícios.

A IFR prevê que, apesar da crise, os investimentos nos mercados emergentes "vão continuar acelerados" e uma "forte recuperação global deve acontecer, no mais tardar, em 2011".

Um dos segmentos que pode ter forte crescimento, segundo o estudo, é a produção de robôs humanóides, principalmente, os voltados para brinquedos e hobby.

Fonte

Nenhum comentário: