Os sites de relacionamento (Orkut, Myspace e afins) são capazes de promover uma grande interação entre as pessoas, muitas vezes desconhecidos, mas que tem em comum alguma coisa.
Nessas comunidades é possível encontrar namorados, novos amigos, compartilhamento de informação (filmes, música, livros) enfim esses sites proporcionam possibilidades infinitas de interação. Um exemplo marcante é a mobilização da torcida do Palmeiras que a partir dos fóruns de discussão criou o Tsunami Verde que foi um grande sucesso. Claro que infelizmente existem casos de mau uso desses sites como, por exemplo, algumas torcidas que "marcam encontros" para brigar.
Mas algo que poucas pessoas se atentam é como o consumo pode ser transformado por estes sites de relacionamento. Eu explico com uma experiência que aconteceu comigo. Recentemente precisei trocar o celular - não leitor não foi um motivo frívolo. O meu celular antigo - ainda com visor verde, ou seja, um daqueles da com poucos recursos e bem próximos da primeira geração de modelos - não segurava mais a bateria dado o tempo de uso de quase quatro anos, então com os milhares de modelos a minha disposição e sem saber qual comprar resolvi pesquisar com as pessoas que mais entendiam do produto: o site do fabricante? Também. Mas quem teve papel decisivo na minha escolha foi a comunidade do modelo no Orkut, exatamente digitei no campo "busca de comunidades" o modelo que me interessava e existia uma comunidade com mais de 280 pessoas com diversos tópicos e informações sobre o produto. Assim essas informações foram decisivas na minha decisão de qual modelo comprar.
Assim não sei se muitas empresas se preocupam com a opinião que seus consumidores dão a seus produtos no Orkut, mas definitivamente quem souber fazer uso dessa ferramenta não levará gato por lembre, ou pelo menos não vai poder reclamar que ninguém avisou...
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