quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Excesso de Informação

Em seu livro Tecnopolio, Neil Postman afirma que uma das características do tecnopólio é o excesso de informação.

Antigamente uma das grandes dificuldades era o acesso a informação, seja pela demora no transporte de correspondência (basta imaginar o tempo que a carta do descobrimento levou para atravessar o oceano Atlântico), seja pelo custo (o preço de revistas e livros ainda hoje é um desafio a ser enfrentado), claro que com a revolução causada pela imprensa de Gutenberg essa situação melhorou muito.

Porém atualmente estamos tão soterrados de informação que o nosso principal desafio não é tanto o acesso à informação, somos bombardeados diariamente com uma diversidade imensa de informações, podemos perceber isso com o número imenso de sites de noticias, disponibilidade de infinitos sites para download de músicas, filmes, livros e quadrinhos. Ainda devemos lembrar que a capacidade de armazenamento em discos rígidos cresce assustadoramente a ponto que não é de se estranhar que logo mais toda a produção cultural caiba dentro de um iPod, o que nos leva a outro ponto importante o acumulo de informação desnecessário. Conheço inúmeras pessoas que fazem download de tudo que encontram na internet, assim o computador fica tomado de músicas que não serão escutadas, quadrinhos que não serão lidos e filmes que nunca serão vistos.

Assim o desafino do nosso tempo não mais é ter acesso à informação e sim saber selecionar. Porém selecionar informação dá um bocado de trabalho e é preciso ter força de vontade. Eu por exemplo, antes de mergulhar completamente no mundo digital, lia por volta de 3 a 4 revistas mensais de música, comprava na banca e lia de ponta a ponta. Eis que um amigo da onça me deu a dica: “Ah por que ao invés de gastar essa grana com revistas todo mês, você não guarda esse dinheiro, compra um computador e acessa pela net?”. Eu achei a idéia brilhante, comprei um computador e nunca mais li essas revistas e nem acessei o site, afinal ao acessar o portal dessas publicações sou agraciado com uma infinidade de links com matérias que não sei nem por onde começar a ler, então eu desisto de ler e volto para o WE. Talvez um dos grandes desafios dos desenvolvedores de conteúdo e internet seja justamente esse: como não afogar os leitores com excesso de informação.

Nenhum comentário: