terça-feira, 9 de outubro de 2007

E o Nobel vai para.......

Revolução nos discos rígidos recebe Nobel de Física 2007
da Efe, em Estocolmo

O Prêmio Nobel de Física foi concedido neste ano para o francês Albert Fert e o alemão Peter Grünberg, cujas pesquisas revolucionaram o mundo da informática ao encontrar a chave que permitiu aumentar a capacidade de armazenamento dos HDs (discos rígidos) e, assim, minimizar o tamanho desse hardware.

A Real Academia de Ciências Sueca decidiu premiar os trabalhos dos cientistas europeus por sua descoberta da magnetorresistência gigante em 1998 (GMR, em inglês), a tecnologia utilizada na leitura dos dados dos HDs.

Em um sistema como a GMR, é possível obter uma redução de até 100% na resistência às correntes elétricas. Esse mecanismo se transforma no instrumento idôneo quando se trata de transformar em corrente elétrica a informação registrada de forma magnética.
Continue lendo na folha de SP.

Não é de se estranhar uma noticia assim, batendo na tecla de desde sempre, a tecnologia intercambiada com o cotidiano é um fato, e não surpreende que o premio Nobel vá para um aperfeiçoamento em HD's. Nas décadas passadas no auge da corrida espacial esse mesmo premio de física ia pra descobertas na astronomia.

Nenhum comentário: